Tempo de leitura estimado 4 minutos
A prática de monitoramento de produtividade atualmente não é apenas essencial para avaliar o desempenho e rendimento da equipe dentro de uma empresa, mas também serve para descobrir possíveis falhas e acertos dentro do grupo.
Por isso, empresas que praticam essa ação possuem um grande diferencial, já que, a partir de diferentes tecnologias e métodos é possível avaliar seus erros, acertos e saber se seu colaborador está utilizando o máximo de sua capacidade produtiva. A partir dos resultados é possível ter uma noção do que e de quais fatores influenciam na sua rotina, tanto positivamente quanto negativamente.
O que é?
Monitoramento de produtividade é um conceito utilizado para analisar a jornada de trabalho dos seus colaboradores. Fazendo essa análise é possível identificar quais os pontos a melhorar, e como isso pode estar afetando a empresa como um todo. É necessário que a empresa também coloque limites para entender até onde se deve monitorar, a fim de não causar nenhum desconforto com a equipe.
Por que realizar o monitoramento de produtividade?
Quando uma empresa começa a monitorar a produtividade de seus funcionários, é possível entender de forma geral o que ocorre na sua equipe e prevenir falhas, permitindo resolver situações desfavoráveis antes que prejudiquem a empresa.
Com todos os dados da análise, o líder consegue ter claro de que forma o colaborador consegue ser mais eficiente, verificando em quais pontos a empresa pode atuar para melhorar o desempenho do mesmo. Assim, fica possível estabelecer metas reais, que possam ser alcançadas, como também fazer o seu acompanhamento.
6 passos para começar com o monitoramento de produtividade
1. Defina metas
Metas são essenciais para uma organização eficiente da equipe. Com elas é possível observar a progressão dos resultados, já que realizar tarefas de forma desorganizada pode prejudicar toda a cadeia de processos dentro da empresa.
2. Tenha bons líderes
São os líderes que são capazes de guiar e entender como está a produtividade da equipe, é ele o responsável por compreender como é possível melhorar e onde deve existir uma atenção maior, é quem deve entender o colaborador e utilizar de feedbacks construtivos para obter o melhor resultado
3. Use ferramentas que ajudem com o controle
Atualmente no mercado, existem diversas ferramentas que podem ajudar no controle de tarefas, a fim de organizar e separar as tarefas necessárias, como o Trello, Pipefy ou o uso de metodologias de organizações como a Scrum . Dessa forma, é possível ter uma visão ampla sobre o monitoramento dos membros da equipe e realizar revisões periódicas para entender como a equipe está lidando com as metas e tarefas propostas.
4. Tenha uma comunicação clara
Além da teoria e de possuir indicadores é preciso que exista uma comunicação pessoal e transparente com todos da equipe, para que todos possam entender a realidade do grupo como um todo, assim evitando futuros problemas.
5. Tenha um bom software para monitoramento
Uma boa dica é utilizar um software para ajudar no monitoramento da produtividade do seu time, pois esses programas automatizam a tarefa e verificam constantemente as métricas dos colaboradores, sendo um investimento para aumentar a lucratividade da empresa.
6. Tenha um cultura de feedbacks
Ter uma cultura de feedbacks faz sentido para a empresa em geral, pois proporciona a criação de um ambiente de trabalho que tem como objetivo a abertura para dialogar, entender os colaboradores e incentivá-los, consequentemente aumentando a produtividade.
Seguindo esses passos é possível realizar um monitoramento eficiente da sua equipe, e a partir do levantamento de dados, traçar um plano de ação entendendo quais as melhores decisões a serem tomadas para sua empresa.